Joel 2.28 “…derramarei o meu Espírito sobre toda carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão…”


O Profeta, sem dúvida, promete aqui algo maior do que os pais sob a Lei haviam experimentado. O dom do Espírito, sabemos, até era desfrutado pelos antigos; só que o Profeta não promete o que os fiéis tinham outrora descoberto, mas, como dissemos, algo maior: e tal pode ser facilmente depreendido da palavra aqui usada, “derramar”; pois ipv shafach não significa gotejar, mas despejar em grande abundância; e Deus não derramou seu Espírito Santo tão farta e largamente sob a lei como quando depois da manifestação de Cristo. 24 Dado, pois, que o dom do Espírito foi mais copiosamente dado à Igreja após o advento de Cristo, o Profeta utiliza aqui uma expressão rara — que Deus derramaria o Espírito dele.

Outra circunstância é acrescida: sobre toda carne. Ainda que no passado os Profetas, como sabemos, possuíssem suas escolas, todavia, eram eles em pequeno número. Como então o dom de profecia era raro entre os judeus, os Profetas, a fim de demonstrarem que Deus trataria mais prodigamente sua nova Igreja quando restaurada, diz que derramaria seu Espírito sobre toda carne. Ele declara, pois, que todos em geral seriam partícipes do dom do Espírito e de sua rica abundância, ao passo que debaixo da lei alguns tiveram apenas uma parca amostra disso. Percebemos agora, então, qual o intento do Profeta: era fazer uma manifesta distinção entre o estado do povo da antigüidade e o estado da nova Igreja, de cuja restauração ele ora fala. A comparação é que Deus não somente dotaria uns poucos com seu Espírito, mas toda a multidão do povo; depois, que enriqueceria seus fiéis com todas as espécies de dons, de modo que o Espírito aparentaria ser despejado em total abundância: Eu então derramarei meu Espírito sobre toda carne. Descobrimos daí quão absurdamente o intérprete grego a verteu: “Eu derramarei do meu Espírito”: pois ele diminui a promessa ao dizer “do meu Espírito”, como se Deus aqui prometesse alguma porçãozinha de seu Espírito; enquanto o Profeta, ao invés disso, fala de abundância, e queria expressar isso.

 

24 “O Espírito (sopro) de Deus que cria e anima os seres (Gn 1.2; 2.7; 6.17) apodera-se dos homens, especialmente dos profetas (Jz 3.10), para dotá-los de poder sobre-humano (Gn 41.38; Ex 31.3; 1 Sm 16.13). Os tempos messiânicos serão caracterizados pela efusão extraordinária do Espírito (Zc 4.6; 6.8), atingindo todos os homens para lhes comunicar carismas especiais (Nm 11.29; Jl 2.28-29; At 2.16-21). Porém, mais misteriosamente, o Espírito será, para cada um, princípio de renovação interior que o tornará apto a observar fielmente a Lei divina (Ez 11.19; 36.26-27; 37.14; Sl 51.12s; Is 32.15-19; Zc 12.10); ele será assim o princípio da Nova Aliança (Jr 31.31; cf. 2 Co 3.6); como água fecundante, fará germinar frutos de justiça e santidade (Is 44.3; Jo 4.1), que garantirão aos homens o favor e a proteção de Deus (Ez 39.24,29). Esta efusão do Espírito efetuar-se-á por intermédio do Messias, que será o seu primeiro beneficiário em vista do cumprimento da sua obra de salvação (Is 11.1-3; 42.1; 61.1; cf. Mt 3.16).” Nota da Bíblia de Jerusalém a Ezequiel 36.27, adaptada. (N. do T.)

 

Segue-se: Profetizarão vossos filhos e vossas filhas. O Profeta agora passa a explanar o que havia dito, desenvolvendo amplamente o que quis dizer pela expressão “sobre toda carne”, qual seja, que o povo todo profetizaria, ou, que o dom de profecia seria comum e grassaria em todo lugar entre os judeus todos, de uma maneira nova e insólita. Os antigos também tiveram Profetas, apesar de em número reduzido. Porém, agora o Profeta estende esse dom e favor a todas as classes: Profetizarão então vossos filhos e vossas filhas, diz, de modo que não exclui as mulheres.

fonte: livro comentários sobre Joel, por João Calvino.

About these ads

Sobre Cadu Rinaldi

Teologia e Reino de Deus
Esse post foi publicado em Cadu Rinaldi e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s