Josué capítulo 1


Esta é a história da entrada de Israel ao território de Canaã, conquistando-o e dividindo-o, sob as ordens de Josué, e a história deles até a morte deste. O poder e a verdade de Deus são mostrados maravilhosamente ao cumprir Suas promessas a Israel e ao executar Sua vingança sobre os cananeus, justamente avisada. Isto deve ensinar-nos a levar em conta as tremendas maldições estipuladas na Palavra de Deus contra os pecadores impenitentes, e a buscar refúgio em Cristo Jesus.

Versículos 1-4

Josué tinha atendido a Moisés. Ele era chamado para ser honrado , tinha sido usado por muito tempo pela empresa. Nosso Senhor Jesus assumiu a forma de servo. Josué estava treinado para obedecer ordens. Os mais aptos para governar são os que têm aprendido a obedecer.

A mudança de situação dos homens úteis deve estimular os sobreviventes para ser mais diligentes em fazer o bem.

Levantem-se e vão a cruzar o Jordão. Os baixios da zona estavam naquele momento alagados. Josué não tinha ponte nem barcas, mas devia crer que Deus abriria um caminho ao ter ordenado que o povo passasse para o outro lado.

Versículos 5-9

Josué vai fazer que a Lei de Deus seja seu governo. É-lhe ordenado meditar nela dia e noite para que possa compreendê-la. Quaisquer que sejam os assuntos do mundo que tenhamos em mente, não devemos deixar de lado a única coisa necessária. Todas as ordens de Josué ao povo, e seus juízos, devem estar conforme com a lei de Deus. Ele mesmo deve submeter-se aos mandamentos; a dignidade ou o domínio de nenhum homem o coloca por acima da Lei de Deus.

Ele deve alentar a si mesmo com a promessa e a presença de Deus. Que o sentir suas próprias doenças não desanimem a você; Deus é todo-suficiente. Eu te mandei, chamei e comissionei para fazê-lo, e podes ter a certeza que te sustentarei em, e te tirarei de, isso. Quando estamos na senda do dever, temos razão para sermos fortes e muito ousados. Nosso Senhor Jesus, como aqui Josué, foi sustentado em seus sofrimentos por considerar a vontade de Deus e o mandamento de seu Pai.

Versículos 10-15

Josué diz ao povo que cruzarão o Jordão e possuirão a terra porque Deus o tinha dito. Nós honramos a verdade de Deus quando não vacilamos na promessa de Deus. as duas tribos e meia deviam cruzar o Jordão com seus irmãos. Quando Deus nos deu repouso, por Sua Providência, devemos considerar que serviço podemos fazer a nossos irmãos.

Versículos 16-18

O povo de Israel se compromete a obedecer a Josué: Faremos todo o que nos ordenas, sem murmurar nem brigar, e para onde quer que nos envies, ali iremos. O melhor que podemos pedir a Deus para nossos magistrados é que eles possam ter a presença de Deus; isso fará que eles sejam bênçãos para nós, de modo que ao pedirmos isso para eles, levamos em conta nosso próprio interesse. Que sejamos capacitados para enrolar-nos sob a bandeira do Capitão de nossa salvação, que sejamos obedientes a seus mandamentos e que pelejemos o bom combate da fé, com toda essa confiança e amor em e por Seu nome, contra todo o que se oponha a Sua autoridade; pois quem quiser que se recusar a obedecê-lo, deve ser destruído.

Anúncios

Sobre Cadu Rinaldi

Teologia e Reino de Deus
Esse post foi publicado em Cadu Rinaldi e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s