O Messias e os Rolos do Mar Morto


Já temos visto evidências para crer que o escritor de Os Testamentos dos Doze Patriarcas esperava ansiosamente a vinda de dois Messias, um sacerdote e um rei. Essa crença, aparentemente, era compartilhada pelos Pactuantes de Qumran onde, incidentalmente, fragmentos de uma forma anterior do Testamento de Levi, escrito em aramaico, foram encontrados. Nos Fragmentos de Zadoque, que, sem dúvida, pertencem ao mesmo ambiente, embora descobertos em data muito tempo antes, faz-se referência à vinda de um Messias [sic] de Aarão e Israel, aparentemente quarenta anos após a reunião do Mestre da Justiça.

A evidência dos Rolos do Mar Morto sugere forte­mente que a palavra singular aqui era originalmente lida como um plural e que a expectativa do escritor era por um Messias de Aarão (isto é, um Messias sacerdote) e um Messias de Israel (isto é, um Messias rei, presumivelmente davídico). Essa é, pelo menos, a crença expressada nos próprios rolos, os quais decla­ram que os membros da comunidade devem continuar a viver de acordo com a disciplina original "até que venha um profeta e os Messias de Aarão e Israel" (Manual de Disciplina, col. ix, linha ii). Alguns estudiosos sugerem, neste caso, a tradução "o ungido" para "os Messias" e fazem que essa frase se retira simplesmente à restauração da verdadeira linhagem dos sacer­dotes aarônicos e dos reis davídicos. Mas as indicações são de que dois Messias são esperados, cuja vinda marcaria a nova era que os Pactuantes aguardaram e pela qual oravam. O Mestre da Justiça, aparentemente, deveria ser um precursor do Messias; após sua morte, seguiriam quarenta anos de intenso conflito entre "os filhos da luz e os filhos das trevas", ao fim dos quais seria revelada a era messiânica.

A crença dos Pactuantes em um Messias rei e militar estava em conformidade com a esperança tradicional da nação e fundamentava-se em muitas profecias do Antigo Testamento. Mas, ao contrário do escritor dos Testamentos, é possível que a crença deles em um Messias sacerdote não tenha surgido da a<imiração pelos sacerdotes hasmoneus da Casa de Levi. Afinal, eles mesmos eram filhos fiéis de Zadoque e esperavam ansiosamente a vinda do Messias sacerdote da linhagem de

Zadoque, o único que representava o verdadeiro ofício de Sumo Sacerdote.

Tal crença em um líder sacerdote e um líder rei encontrava precedente na liderança conjunta de Josué e Zorobabel, os dois "filhos da unção", nos dias passados do Segundo Templo (cf. Zacarias 3-4). Além disso, nos rolos como nos Testamentos, o Messias sacerdote precede o Messias rei e relembra as posições relativas do sacerdote e do rei na comuni­dade ideal de Ezequiel 40-48. Isso é indicado em uma coleção de bênçãos de Cave I no qual as bênçãos são determinadas, uma para o Sumo Sacerdote e outra para o "príncipe da congre­gação". A subordinação do Messias rei é esclarecida em frag­mentos do mesmo Cave relacionado ao "Banquete Messiâ­nico". Ali lemos: "Não permitam a ninguém começar a comer pão ou beber vinho antes do sacerdote, porque é sua prerroga­tiva abençoar o primeiro bocado de pão e de vinho e estender as mãos primeiro sobre o pão. Depois o Messias de Israel pode estender suas mãos sobre o pão".

Alguns estudiosos têm visto nesses rolos evidência da ressurreição do Mestre da Justiça após os quarenta anos de sofrimento e à véspera da era messiânica. Neste caso, é possível que os Pactuantes pensassem sobre ele do mesmo modo que a tradição popular pensava a respeito de Elias, como um precursor do Messias, embora não houvesse nenhuma indicação de que ele estivesse, de alguma forma, identificado com aquele profeta.

Por David S Russell

Anúncios

Sobre Cadu Rinaldi

Teologia e Reino de Deus
Esse post foi publicado em Cadu Rinaldi, Li em um Livro e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s