Aborto nas Sagradas Escrituras


Assim como em nossos dias, nem todas as mulheres dos tempos bíblicos podiam carregar o feto o tempo suficiente para darem à luz Não obstante, as referências que a Bíblia faz ao aborto são de natureza geral. Embora a tragédia do aborto provavelmente fosse objeto de cochichos nos círculos femininos, o sentido de bom gosto do povo talvez as impedisse de discuti-lo abertamente.

Percebendo que estava prestes a perder a família, a saúde e os bens! Jó desejou ter sido como "aborto oculto… como crianças que nunca viram a luz" (Jó 3:16). O profeta Jeremias declarou amargamente que teria sido melhor se ele tivesse morrido no ventre materno e nunca ter nascido (Jeremias 20:17-18). As mulheres dos tempos bíblicos não teriam usado a moderna terminologia médica para descrever o aborto. Elas teriam tentado explicá-lo em outros termos. Podiam buscar a origem do problema num alimento que tivessem ingerido, ou em algo que fora bebido. Por exemplo, nos dias do profeta Eliseu, as mulheres de Jericó estavam convencidas de que a água dali lhes estava causando aborto (2 Reis 2:19-20).

Às vezes o aborto era causado por acide

nte. Uma mulher grávida podia ser empurrada ou escoiceada por um animal. Ela podia encontrar-se entre dois homens em briga. De acordo com a lei mosaica, a pessoa que infligia o golpe era multada se a mãe abortasse. Se o aborto causasse complicações e como resultado a mulher morresse, a Lei impunha a pena de morte (Êxodo 21:22-23).

livro: A vida cotidiana nos tempos bíblicos. J.I. Pacher

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Teologia e Reino de Deus
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