O único Deus Verdadeiro


Jesus único “Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.”  Deuteronômio 6:4 –
“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós .  Amém.” II Coríntios 13:14 –

Deus é Um
Deus É Um
É o testemunho das Escrituras que existe somente Um Deus Verdadeiro. A crença em um único Deus é normalmente referida como monoteísmo [Grego: mono, um + téos (theos), deus]. A crença em mais de um deus é chamada politeísmo [Grego: poly, muitos]. A fé Cristã é monoteísta.

1. Em Deuteronômio 6:4 se encontra uma das mais importantes declarações
de todas as Escrituras. O que afirma essa declaração?

Nota: Existe apenas um Deus verdadeiro. É importante entender que a palavra um vem da palavra Hebraica echad, que geralmente se refere a uma unidade de mais de uma pessoa. Por exemplo, em Gênesis 2:24 nós lemos, “…serão ambos (i.e. o homem e a mulher) uma só carne,”e em Esdras 3:1, “… ajuntou-se o povo, como um só homem.” Essa verdade terá grande importância na segunda parte de nosso estudo, onde iremos aprender que o único Deus verdadeiro existe como uma Trindade: o Pai, Filho e Espírito Santo.

2. O que os seguintes versos afirmam acerca do ser de Deus? Existem outros deuses além do Deus das Escrituras? Deuteronômio 4:39

12 O Único Deus Verdadeiro
Isaías 43:10

Isaías 45:18

3. De acordo com os versos seguintes, como todos os homens deveriam viver à luz da verdade de que o Deus da Bíblia é o Único Deus Verdadeiro?
Êxodo 20:3-6

Marcos 12:28-30

Deus É Uma Trindade
A palavra Trindade vem da palavra Latina trinitas, que significa triplicado ou três em um. A Bíblia afirma que o Único Deus Verdadeiro existe como uma Trindade: o Pai, Filho e Espírito Santo. Eles são três pessoas distintas que são distinguíveis um do outro e Eles ainda dividem a mesma natureza divina ou essência e se relacionam entre si em uma comunhão ininterrupta. É importante ressaltar que a palavra Trindade não se encontra nas Escrituras, mas foi primeiramente empregada por Tertuliano, um dos pais da Igreja primitiva, para descrever o que a Bíblia ensina sobre a natureza trina de Deus.

1. Como cristãos, nós abertamente admitimos que a Trindade é um
Deus é Um , grande mistério que está além da compreensão humana, mas mesmo assim não podemos negar a Trindade porque é o ensinamento das Escrituras. A mesma Bíblia que declara que Deus é Um, também refere a três pessoas diferentes como Deus:

a. Como o Pai é referido em I Coríntios 8:6?
i. D______, o P______ (veja também: João 6:27; I Pedro
1:2).
b. Como o Filho é referido nos versículos seguintes?
i. O Verbo (i.e. o Filho de Deus – v.14) era D_____ (João
1:1).
ii. O D______ Unigênito (João 1:18).
iii. S__________ meu e D______ meu (João 20:28).
iv. Pois Ele, subsistindo em f________ de Deus e era igual a
D_______ (Filipenses 2:6).
v. Nosso Grande D______ e Salvador (Tito 2:13).
vi. O qual é sobre todos, D______ bendito para todo o sempre
(Romanos 9:5).
vii. O qual é i_______ do D______ invisível (Colossenses
1.15).
viii. Aquele na qual habita, corporalmente, toda a plenitude da
D___________ (Colossenses 2:9).
ix. O teu trono, ó D_______ (Hebreus 1:8).
c. Como o Espírito Santo é referido nos seguintes versículos?
i. Atos 5:3-4
No verso 3, Ananias mentiu ao E__________ S___________.
No verso 4, Pedro disse que Ananias mentiu a D_______.
ii. I Coríntios 3:16 e 6:19
Em I Coríntios 3:16, o crente é chamado de templo de
D_______.
Em I Coríntios 6:19, o crente é chamado de templo do
E__________ S_________.
iii. Romanos 8:9: O Espírito Santo é mencionado como:
14 O Único Deus Verdadeiro
O E__________. Ele é uma pessoa real, distinta do Pai e do
Filho.
O E__________ de D______. Deus o Pai e o Espírito Santo
são um.
O E__________ de C_________. Deus o Filho e o Espírito
são um.
2. Em Mateus 28:19 encontra-se a declaração usada em todo batismocristão como foi ordenado pelo próprio Senhor Jesus Cristo. Essa declaração é um exemplo maravilhoso da unicidade e da trindade de Deus:
a. O Senhor nos ordena batizar em N_________ do Pai, Filho, e Espírito
Santo.

Nota: Note que nome está no singular e mesmo assim é atribuído a três
diferentes pessoas. O verso não diz nos nomes do Pai, Filho, e Espírito,
mas no único Nome deles, porque os Três são Um.

3. A visão Trinitária de Deus que nós descobrimos em Mateus 28:19 é percebida ao longo das Escrituras. Leia II Coríntios 13:13 e depois complete as frases:
a. A graça de nosso Senhor J_________ C________.
b. O amor de D_______.
c. E a comunhão do E__________ S________ sejam com todos vós.

Nota: Tal estrutura literária denota igualdade absoluta. É notável quem o Filho seja mencionado justamente antes do Pai. Seria blasfemo mencionar o Filho e o Espírito com o mesmo fôlego de Deus o Pai, se Eles não fossem iguais a Ele. (veja também: I Coríntios 12:4-6; Efésios 4:4-6; I Pedro 1:2).

4. O Pai, Filho, e Espírito Santo são de uma mesma essência divina e vivem em perfeita igualdade e unidade. Ao mesmo tempo, eles são três pessoas distintas, e não simplesmente uma pessoa que se revela de maneiras distintas em momentos diferentes. Nos seguintes versículos essa verdade é claramente afirmada:a. Marcos 1:9-11:
i. O F________ é batizado (vs. 9,10).
Deus é Um 15
ii. O E___________ desce (v.10).
iii. O P_______ fala dos céus (v. 11).
b. João 14:16-17:
i. O F________ ora ao Pai (v.16).
ii. O P______ dá o Consolador ou Espírito Santo (v.16-17).
iii. O E___________ vive com e no Cristão (v.17).

Nota: Destes simples textos das Escrituras está claro que o Pai, Filho, e Espírito Santo são três pessoas distintas. Deus não é três pessoas independentes ou três Deuses diferentes; e também Deus não é uma pessoa que veste três máscaras diferentes ou simplesmente Se revela em três formas diferentes. O Deus das Escrituras existe simultaneamente como três pessoas distintas e iguais que são um em sua natureza e essência divina, e que
vivem em perfeita igualdade e unidade.

5. Embora o Pai, Filho e Espírito Santo são iguais e existem em perfeita unidade, eles costumam realizar funções distintas, e Se manifestam de maneiras diferentes. O que os seguintes versículos nos ensinam a respeito dessa verdade? Preencha os espaços vazios com a resposta correta encontrada em cada versículo:
a. O P_________ é o Deus invisível que nenhum homem viu (João
1:18).
b. O F_________ é Deus que se fez carne e a perfeita revelação do Pai
(João 1:1, 14,18;14:9).
c. O E ____________ é Deus vivendo nos Cristãos (Romanos 8:9; João
14:16-17, 23).

Resumo
Dos versículos que estudamos, nós podemos afirmar as seguintes
verdades sobre Deus:
1. Deus é Um. Não existem três Deuses diferentes na Trindade – uma heresia chamada Triteísmo.

2. Deus é Três. Existe um Deus que subsiste em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

3. As três pessoas da Trindade são Pessoas reais e distintas. A Trindade não é apenas uma pessoa que veste três máscaras diferentes, ou que se revela em três formas diferentes – uma heresia

16 O Único Deus Verdadeiro chamada Modalismo.

4. As três pessoas da Trindade são perfeitamente iguais. O Filho não é o menor do que o Pai, nem o Espírito menor que o Filho.

5. As três pessoas da Trindade podem se manifestar de maneiras diferentes e podem exercer funções diferentes. Nenhum homem viu a Deus; o Filho se fez carne e habitou entre os homens; o Espírito habita com cada crente em Cristo.

6. As Escrituras afirmam duas verdades importantes: Deus é um e Deus é três. Embora não podemos compreender completamente como isso pode ser, nós devemos acreditar e ensinar ambas as verdades com igual convicção. Uma heresia (i.e. falsa doutrina) ocorre quando afirmamos uma verdade e negamos a outra, ou enfatizar uma verdade acima da outra. Nós devemos nos apegar a toda verdade igualmente e evitar todo extremo.

7. O Mistério da Trindade não é um motivo para sua negação. Alguns dizem que não podem acreditar naquilo que não conseguem entender, ou se alguma coisa não pode ser explicada, não pode ser verdade. Se formos aplicar a mesma lógica na Bíblia inteira, ou até mesmo à nossa própria existência, iria sobrar muito pouco para nós acreditarmos. Mesmo as mais simples verdades das Escrituras e da realidade humana vão além do nosso entendimento. Nós não acreditamos por que podemos entender, mas acreditamos por que é verdade – o testemunho das Sagradas Escrituras.

8. A maioria das ilustrações usadas para explicar a Trindade são, lamentavelmente, inadequadas. Frequentemente estudantes da Bíblia têm recorrido a várias ilustrações na tentativa de explicar a Trindade. Infelizmente, essas ilustrações muitas vezes causam mais danos do que fazem bem. Por exemplo, a Trindade é algumas vezes comparada à água que existe em três formas diferentes – líquido,gelo e vapor. Tal ilustração é uma distorção da Trindade já que ela sugere que Deus é uma pessoa que assume três formas diferentes – uma heresia chamada Modalismo (ver #3). É melhor simplesmente afirmar a unicidade e trindade de Deus sem explanação ou ilustração do que dar uma explicação ou ilustração que é enganosa ou até mesmo herética.

Trecho do Livro O único Deus Verdadeiro de Paul Washer.

Sobre Cadu Rinaldi

Teologia e Reino de Deus
Esse post foi publicado em Cadu Rinaldi, Li em um Livro e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s