As 4 novas tendências de tecnologia a uso da educação cristã.


capa-isca-digitalTecnologia e Educação Cristã caminham juntas?  Para entendemos melhor as propostas que estão acontecendo em relação as plataformas de ensino, precisamos nos adequar as novas tendências de tecnologia a uso da educação cristã. Seja o ensino em pequenos grupos, sela na escola de líderes ou no departamento de escola bíblica.

Educação Cristã é um processo de educação e aprendizado sustentado pelo Espírito Santo e baseado nas Escrituras. Procura guiar indivíduos a todos os níveis de crescimento através de métodos do ensino em direção ao conhecimento e vivência do plano e propósito divinos mediante Cristo em todos os aspectos da vida. Também equipa as pessoas para o ministério efetivo com uma ênfase geral em Cristo como Mestre Educador por excelência e seus mandamentos de fazer e treinar discípulos.  A Educação Cristã é o processo Cristocêntrico, baseado na Bíblia e relacionado com o estudante, para comunicar a Palavra de Deus através do poder do Espírito Santo com o propósito de levar outros a Cristo e edificá-los em Cristo.

A Educação Cristã é o esforço divino-humano deliberado, sistemático e contínuo de comunicar ou apropriar-se do conhecimento, valores, atitudes, habilidades, sensibilidades e o comportamento que constituem ou são consistentes com a fé cristã. Apóia a transformação e a renovação de pessoas, grupos e estruturas pelo poder do Espírito Santo para conformar-se à vontade de Deus, tal como expressa do Velho e Novo Testamentos e preponderantemente na pessoa de Jesus Cristo.

Educação Cristã é um processo que ocorre tanto informalmente como através de uma série de eventos planejada, sistemática e contínua, objetivando levar o crente à conformar-se à imagem de Cristo (maturidade), tendo como base autoritativa as Escrituras Sagradas e sustentada pelo Espírito Santo, visando a glória de Deus.

Tudo isso nós sabemos. Mas como utilizar as definições de educação cristã, com as novas tecnologias que vem extra sala de aula e nos adaptarmos melhor a essa forma de ensinar?

Vejamos 4 formas de aplicabilidade na estrutura educacional eclesiástica que está ocorrendo:

Para os educadores, discipuladores, capacitadores, facilitadores e mantenedores e gestores, o primeiro passo é conhecer, entender e explorar as possibilidades das tendências para a educação do futuro e, caso ainda não o tenham feito, abrir as portas de seu departamento educacional eclesiástico para elas. Para ajudar, listamos aqui algumas das tendências que demonstram maior potencial de aplicação para os próximos anos, inclusive, algumas já em uso em determinados seguimentos e faixa etária de idade.

Hoje trataremos de 4 delas, lembrando que podem ser utilizadas tanto para os departamentos de escola bíblica, como escola de líderes ou em pequenos grupos, vejamos:

PLATAFORMAS DE ENSINO: Nessa metodologia, primeiro são conhecidas as dores do aluno, toda a bagagem trazida para aquele local de ensino, seus maiores interesses e os temas que já tem facilidade. Feito isso, o avanço do estudo será direcionado conforme as habilidades e o progresso do estudante em cada tópico. As avaliações são usadas para acompanhar a evolução, não apenas para estabelecer notas, mais uma continuidade de avaliações pessoais e pedagógicas em relação o assunto bíblico desenvolvido. O professor tem o papel de facilitador e o aluno consegue ver sua responsabilidade e protagonismo pela própria aprendizagem.

SALA DE AULA INNVERTIDA: o aluno, discípulo, facilitado, capacitado, estuda previamente o tema da aula seguinte, garantindo que suas dúvidas sejam levadas para a sala e tiradas enquanto o professor aprofunda o conteúdo por meio da resolução de exercícios, com a exposição de casos de aplicação prática e com conteúdos complementares, seja assuntos pertinente aos textos bíblicos ou casos práticos,

GAMIFICATION: A estratégia em sala de aula funciona com a mecânica de pontuação, prêmios, missões, desafios, ranking e criação de avatares ( um personagem  que seja sua figura semelhante)  para envolver o aluno em um determinado assunto, é o que vemos através da educação mecânica de jogos virtuais. Com esse formato, o estudante acompanha seu progresso por meio dos níveis ou fases que consegue superar e ainda é apresentado à possibilidade de traçar diferentes caminhos para as resoluções de cada desafio, seja pessoal ou da comunidade onde ele vive. Indicado para uma faixa etária de adolescência ou juventude.

MICROLEARNING: O intuito do microlearning é oferecer soluções educacionais em pequenas doses, mas não superficiais apenas focadas nos itens mais relevantes de determinado conteúdo, dando destaque à informação mais importante. Geralmente utilizado em pequenos grupos ou para o sistema de escola de líderes, pois o modelo de aplicação das Sagradas Escrituras já existe, o que resta é se basear nos princípios, e esta metodologia se trabalha muito os princípios base. Assim, esses pontos são abordados de maneira mais fácil de assimilar, com atividades educacionais mais curtas, focadas e objetivas, que garantem o aproveitamento do tempo de sala de aula, dando espaço para o engajamento, a interação entre os alunos e o esclarecimento de dúvidas.

Gostaria de ter um e-book voltado para Conteúdo e estratégias para o departamento educacional cristão: escola bíblica, escola de líderes, pequenos grupos? Clique no link abaixo:

COMPRAR E-BOOK

Gostou da postagem ? Para receber as postagens e novidades se cadastre.

cadastre-se 100% seguro seu e-mail

 

 

Sobre Cadu Rinaldi

Teologia e Reino de Deus
Esse post foi publicado em Atos dos apóstolos, Cadu Rinaldi, células, consolidação, departamento educacional, discípulo, discipulado, discipulador, escola bíblica, escola de líderes, Evangelhos, grupos pequenos, Li em um Livro, Li na Internet, mentoreador, missões, novos convertidos, pequenos grupos, pequenos grupos caseiros e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para As 4 novas tendências de tecnologia a uso da educação cristã.

  1. JOÃO BATISTA PEREIRA LOPES disse:

    boa idéia essa CADU RINALDI

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s