Os 5 sentidos da educação cristã.


os 5 sentidos da educação cristãQuando falamos em estudar, grande parte da população não tem cultura suficiente para entender que a educação pode mudar tudo; se houve falar, mais não pratica a mudança.

Tudo isso é transferido para os meios educacionais cristãos também. Lidamos com pessoas que amam ler a palavra de Deus, livros seculares, jornais e muitas pessoas que nem se quer abrem a bíblia, apenas ouvem, assistem alguém transmitindo as Escrituras Sagradas.

A educação cristã necessita alguns pontos a serem focados em nossas vidas. Algumas situações que se cumpridas podem mudar não só a história pessoal de cada um, como a própria sociedade onde o indivíduo esta inserido.

Quando se pensa em estudar a Bíblia temos que ter determinação. Palavra esta que deve estar inserida no contexto de nossas vidas estudantis ao referir-se a se aprofundar no conhecimento. Como os dicionários definem a determinação é o ato de permanecer firme num objetivo, difere da determinação, pela flexibilidade sem, contudo se desviar do objetivo final, também pode ser entendida como a condição mental de superar a frustração e continuar perseguindo o objetivo a que se propuseram.

Contudo, sabemos que na vida do cristão a falta de determinação assola todos aqueles que almejam a busca de conhecimento, isto significa que temos que transpor esse desafio, uma das atenuantes para uma conclusão satisfatória a sermos vitoriosos.

 

“Tudo posso naquele que me fortalece.”

Filipenses 4:13

“Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

Josué 1:9

Pensando em determinação de pronto estamos utilizando da perseverança. Perseverar significa permanecer, ficar em um lugar com esperança, obtendo uma conquista. O desânimo, o cansaço pode ir de encontro aqueles que querem aprender mais sobre a palavra de Deus, mais a perseverança é uma das palavras que devem fazer parte daquele que quer se educar biblicamente. Como a própria palavra de Jesus nos alimenta.

 

” Aquele que perseverar até o fim será salvo ”

Mateus 10:22

 

A disciplina que precisamos é aquelas onde regras nos norteiam, sejam regras pessoas ou das instituições onde estamos estudando. O conjunto dos regulamentos destinados a manter a boa ordem em qualquer assembleia ou corporação; a boa ordem resultante da observância desses regulamentos.  Submissão ou respeito a um regulamento. Cada uma das matérias ensinadas nas escolas.

Sem falar na disciplina do dia a dia, hora de ler, a hora de apresentar trabalhos, a hora que a instituição exige um pouco mais de você, e você por ser uma pessoa disciplinada consegue cumprir todos os afazeres, assim como cumprir horários de aula e entrega de materiais exigidos pelos professores, pelo menos é isso que se espera quem se utiliza de um dos sentidos da educação cristã.

“Dedique à disciplina o seu coração e os seus ouvidos às palavras que dão conhecimento.”

Provérbios 23:12

 

O quarto sentido da educação cristã são os objetivos. Se você possui um objetivo na vida, você deve cumpri-lo. Objetivo na educação cristã nada mais é o que se quer alcançar, o que move as pessoas a agirem ou a tomar alguma decisão. Algumas pessoas decidem em um determinado momento da vida a ter mais conhecimento bíblico, para que os efeitos do mundo espiritual se façam presentes em sua vida. Se o objetivo é ir a escola bíblica, se é fazer um curso livre em teologia ou até mesmo um bacharelado em Teologia, não tarda em cumprir. Para realizar alguns objetivos às vezes é necessário abrir mão de muita coisa. Elabore projetos e estabeleça objetivo referente a se aprimorar pessoalmente diante das Escrituras Sagradas.

“Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria.”

Provérbios 21:5

Poderia aqui elencar mais inúmeros sentidos da educação cristã, mais ficaremos nestes cinco mesmos, e para finalizar falaremos sobre o último e quinto sentido, as conquistas.

O que todo ser humano procura é conquistar algo. Conquistar significa conseguir agarrar, ter em mãos aquilo que desejas. Se o desejo é se aprofundar através de mais conhecimento da parte de Deus! Então agarre com todas as forças e cumpra em sua vida tudo aquilo que deseja conquistar.

Certa vez ouvi um pastor amigo meu dizer “eu não quero ser um pastor, por ser um pastor, eu quero ser o pastor”. Percebe-se que a determinação, perseverança, a disciplina e os objetivos o levaram para o quinto sentido, as conquistas, e hoje ele realmente é “o” pastor.

Então não seja mais um na multidão, aplique-se e conquiste.

Sobre Cadu Rinaldi

Teologia e Reino de Deus
Esse post foi publicado em bacharelado em teologia, cola de líderes, curso livre em teologia, educação cristã, escola bíblica, estudante de teologia, estudar a bíblia, teologia e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s