As 7 características básicas do Discipulado que você deve possuir.


discipualdoA palavra discípulo está relacionada à ideia de «disciplina». Isso é muito instrutivo, porque, acima de tudo, dos verdadeiros discípulos requer-se disciplina. Jesus não chamava homens meramente para que O seguissem. Ele exigia que eles renunciassem a tudo. Isso é assim, porque o discipulado envolve questões de vida e morte, porquanto o alvo do mesmo é a vida eterna (que vide). O presente artigo, portanto, fornece uma detalhada exposição sobre a natureza desse alvo, que é a participação, afinal, na natureza divina. Ver o artigo geral sobre a Disciplina.

Permita-me “atrapalhar” sua leitura apenas por alguns segundos:  você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo por capítulo? Que tal você experimentar  aprender comigo, através do Panorama Bíblico, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? Se gostou da ideia CLIQUE AQUI e veja como funciona!!!

A própria vida cristã é uma disciplina. Quando os homens a reduzem a algo menos do que isso, o cristianismo deixa de ser a religião que foi fundada por Jesus. £ possível a existência de uma sociedade religiosa na qual as pessoas se reúnem e desfrutam da companhia umas das outras, e até mesmo cumprem algumas boas obras, sem reterem a natureza de um verdadeiro discipulado. Suponho que muitos aspectos da maioria das denominações evangélicas refletem essa situação, em nossos dias.

A palavra portuguesa dsicípulo vem do latim discípulos, que significa «aluno», «aprendiz». A raiz verbal é discere, «ensinar». A palavra grega correspondente é mathetés, de onde também se deriva a palavra que significa «aprender». O termo hebraico talmid vem de talmad, «aprender», conforme se vê em I Crônicas 25:8, ao referir-se aos alunos da escola de música do templo de Jerusalém. Naturalmente, a aprendizagem necessariamente subentende a prática daquilo que alguém aprende; e é então que temos o discipulado. De acordo com o uso posterior entre os hebreus, a palavra talmidim (discípulos) veio a ser usada para indicar aqueles que seguiam algum rabino específico e a sua escola de pensamento. Houve também o desenvolvimento do Talmude (erudição), os escritos que serviam para aclarar e expandir as Escrituras do Antigo Testamento. Esse documento tem uma certa alusão aos talmidim ou discípulos de Jesus.

No Novo Testamento, a palavra «discípulo» é usada somente nos evangelhos e no livro de Atos, mas ali ocorre por mais de duzentas e cinquenta vezes. Ver João 1:35 ss; Mar. 2:18 ss; Luc. 11:1; 10:24; Mat. 11:2; 22:16. A responsabilidade dos cristãos consiste em fazer aumentar o número dos discípulos de Jesus, mediante a evangelização de alcance mundial (Mat. 28:19,20). No livro de Atos, o termo «discípulos» é o vocábulo mais distintivo para indicar aqueles que confiavam em Cristo e procuravam seguir o seu caminho. Ver Atos 6:1,2,7; 9:1; 11:26; 18:23; 19:1; 21:4,16. Apesar de ser surpreendente que o próprio vocábulo não apareça no Novo Testamento, após o livro de Atos, é indiscutível que a ideia continua sendo usada, sendo muito elaborada nas instruções dadas aos seguidores sérios de Jesus Cristo.

É interessante observar que, no século II D.C., Inácio usou o termo para indicar a si mesmo, como para indicar que o seu martírio seria a prova final de seu discipulado cristão. Atualmente, muitos crentes evangélicos não parecem interessados em provar seu discipulado de qualquer maneira especial.

As 7 Características Básicas de um Discípulo

  1. Um discípulo creu na doutrina de Cristo (João 3:17 ss; Atos 11:26).
  2. Ele passou pela experiência do novo nascimento (João 3:3-5).
  3. Ele renunciou a tudo (Mar. 8:34). Notemos que nesse texto Jesus chamou os seus discípulos, dizendo-lhes que deviam renunciar ao mundo, a fim de obter a vida eterna, o que incluía o tomar a cruz.
  4. O discípulo dedica-se a uma vida de sacrifício, a fim de justificar o dom da vida eterna, que recebeu (Luc. 14:26).
  5. Ele dedica-se à vida disciplinada (que vide).
  6. Ele é um aprendiz, alguém que está interessado em avançar na doutrina de Cristo (Heb. 6:1 ss).
  7. Ele se interessa por ajudar a aumentar o número dos discípulos, em obediência à Grande Comissão (Mat. 28:19,20).

Texto do livro de :R.N. Champlin, Ph.D. ENCICLOPÉDIA de BÍBLIA, TEOLOGIA &■ FILOSOFIA.

Gostou do artigo? Gostaria de receber semanalmente artigos como este em seu e-mail? Além disse receberá inteiramente grátis um e-book !!! Basta se cadastrar no blog e vamos juntos crescer em conhecimento.

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE

Gostaria de se aprofundar mais sobre discipulado? Então acesse oe-books sobre discipualdo

Anúncios

Sobre Cadu Rinaldi

Teologia e Reino de Deus
Esse post foi publicado em Atos dos apóstolos, aula bíblica, Cadu Rinaldi, células, consolidação, curso bíblico, debq, discípulo, discipulado, discipulador, educação bíblica, educação cristã, escola bíblica e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s