A punição pandêmica é para a igreja?


O coronavírus está ocupando a maior parte do oxigênio na discussão pública nos dias de hoje. Há desvantagens nisso, é claro. Podemos ficar fixados nisso e mal pensar em mais nada. Há também benefícios. As pessoas estão pensando de forma abrangente sobre isso. E como resultado, as pessoas têm algumas boas perguntas.

Neste post, vou dar uma breve resposta pastoral a duas das perguntas mais comuns que ouço sobre a pandemia: É o castigo de Deus? Como devemos responder a isso?

Você pode assistir esta reflexão em meu canal do Youtube se preferir.

 

A Pandemia é a Punição de Deus?

Sem nuances, sim, a pandemia é o castigo de Deus pelo pecado humano. Mas mais precisa ser dito do que este ponto. Deus criou um bom mundo sem pecado e morte. Não havia vírus mortais em Gênesis 1 e 2. Mas à medida que a história se desenrola, Adão e Eva se rebelam contra a Palavra de Deus e governam. O pecado e a morte entram no mundo através de seu pecado.

E o julgamento de Deus contra o pecado é de longo alcance. Espiritualmente falando, eles e todas as pessoas nascidas após eles existem em um estado de alienação de Deus (Efésios 2:1-3; Colossenses 1:21).

Esta maldição contra o pecado também é vista em eventos massivamente destrutivos como inundações, terremotos e tornados. Também sentimos isso em doenças mortais como câncer e vírus como o COVID-19. A criação geme sob o peso desta maldição (Rom. 8:20-22).

A pandemia é o castigo de Deus? Sim, vírus mortais e todas as outras expressões deste mundo amaldiçoado são expressões do julgamento de Deus contra o pecado.

 

Como devemos responder a isso?

Mas há outro nível para a questão. Esta é uma punição específica de Deus contra o pecado particular de alguém?

As respostas a essas perguntas específicas do “por quê” não serão encontradas por nós. Eles estão presos na vontade secreta de Deus. É aqui que temos que ter cuidado e não ser cavalheirescos. Sem uma palavra específica de Deus abordando a causalidade deste evento individual, não é útil especular dogmaticamente.

Em vez disso, precisamos ser governados por princípios bíblicos firmes trabalhados nas Escrituras.

A doutrina da providência de Deus ensina que não há acidentes, nem há moléculas maverick, como diz R.C. Sproul. Deus defende e governa o mundo, mesmo em seu estado quebrado e amaldiçoado. Ele está no controle e usando todas as coisas para realizar seus propósitos.

O mistério por trás da providência de Deus nos lembra que não temos acesso ao briefing secreto da vontade secreta de Deus. Nós simplesmente não temos a autorização de segurança para este nível de inteligência.

 

Mas isso significa que este ponto não pode ser mais útil para nós?

Não. Pelo contrário, a mão soberana de Deus por trás de sua providência deve nos levar a uma reflexão pensativa. A providência de Deus deve nos levar à introspecção, não à indiferença.

Quando Deus permite que algo venha até nós de uma forma tão clara e inegável, nosso primeiro pensamento não deveria ser absolvição pessoal por motivos de mistério divino, mas introspecção pessoal por causa da depravação humana.

Em outras palavras, devemos usar esta oportunidade para nos examinarmos perante o Senhor. Devemos considerar se individualmente, nossas famílias, nossa igreja, nossas comunidades, nossa nação, e assim por diante, estamos fazendo qualquer coisa que desonra a Deus.

 

A providência de Deus deve nos levar à introspecção, não à indiferença.

Um dos princípios que podemos aprender com as Escrituras é que Deus pretende usar estações como esta para humilhar as pessoas. Em meio às pragas sobre o Egito, Moisés e Arão vão diante do Faraó e lhe perguntam: “Quanto tempo você se recusará a se humilhar diante de mim?” (Ex. 10:3).

A resposta adequada a essas coisas é a humildade. No Novo Testamento, Paulo adverte os corintianos orgulhosos e explica que uma das razões pelas quais muitos deles estão sofrendo é por causa do orgulho desenfreado (1 Cor. 11:28-33).

Embora nossos pecados individuais não sejam a causa primária da pandemia, eles estão ligados a ela. Portanto, é sábia a administração da ocasião examinar-nos diante do espelho da Palavra de Deus e fazer os ajustes necessários.

Uma bênção que desfrutamos ao dar em torno do gosto amargo da maldição do pecado em nossas bocas é o nosso anseio por sua cura. Mesmo enquanto escrevo, me emociono com uma profunda gratidão por Jesus Cristo, que se tornou uma maldição para pecadores como você e eu (Gal. 3:13).

Jesus resgata pessoas alienadas, não só das manifestações da maldição do pecado, mas também do próprio pecado. Isso nos leva a valorizar Cristo ainda mais. A amargura da maldição do pecado faz de Cristo, o remédio, ainda mais doce.

 

Texto Erik Raymond é o pastor sênior da Igreja Redentor Fellowship em Metro Boston. Tradução e adaptação Cadu Rinaldi

📚 Se você gosta de ler e se aprofundar na Bíblia quero indicar aqui alguns livros http://bit.ly/1r6lFYz

📗 Um livro específico sobre Conhecer a Deus e sua vontade para a igreja  http://bit.ly/2nDqolt

 

 

 

Sobre Cadu Rinaldi

Teologia e Reino de Deus
Esse post foi publicado em apocalipse, Atos dos apóstolos, bacharelado em teologia, Cadu Rinaldi, consolidação, curso bíblico, curso livre em teologia, discípulo, discipulado, educação bíblica, educação cristã, escola bíblica, escola de líderes, estudante de teologia, estudar a bíblia e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário