Por que a leitura da Bíblia pode ser um desafio tão grande!


No seu melhor, os cristãos saturaram-se na Bíblia. Eles dizem com Jó: “Eu tenho estimado as palavras de sua boca mais do que o meu pão diário” (Trabalho 23:12). Essa comparação era algo que as crianças de Israel deveriam aprender no deserto.

Dizem-nos que Deus os levou à fome e os alimentou com maná para ensiná-los “que o homem não vive apenas do pão, mas de cada palavra que vem da boca do SENHOR” (Deut. 8:3)— palavras citadas pelo Senhor Jesus quando ele próprio enfrentou a tentação (Matt. 4:4).

Não só para o livro de Apocalipse pode ser dito corretamente: “Abençoado é aquele que lê as palavras desta profecia, e abençoados são aqueles que a ouvem e levam a sério o que está escrito nele” (Rev. 1:3).

Na noite em que foi traído, Jesus Cristo orou por seus seguidores nestes termos: “Santificá-los pela verdade; sua palavra é verdade” (João 17:17). O meio pelo qual Deus santifica homens e mulheres, separando-os como seu próprio povo, é a Palavra da Verdade.

Desafios da Leitura das Escrituras

O desafio tornou-se cada vez mais severo nos últimos anos, devido a vários fatores. Todos nós devemos enfrentar os pecados regulares de preguiça ou falta de disciplina, pecados da carne, e do orgulho da vida. Mas há pressões adicionais.

O ritmo da vida nos dá muitas desculpas para sacrificar o importante no altar do urgente. A entrada sensorial constante de todos os lados é suavemente viciante — nos acostumamos a ser entretidos e desviados, e é difícil esculpir o espaço e o silêncio necessários para uma leitura séria e pensativa das Escrituras.

Mais seriamente ainda, o crescente analfabetismo bíblico na cultura ocidental significa que a Bíblia é cada vez mais um livro fechado, mesmo para muitos cristãos.

À medida que a cultura se afasta de sua antiga enraizamento em uma compreensão judaico-cristã de Deus, história, verdade, certo e errado, propósito, julgamento, perdão e comunidade, para que a Bíblia pareça estranha e estranha.

Precisamente pela mesma razão, torna-se ainda mais urgente lê-la e relê-la, de modo que pelo menos os cristãos confessos preservem a herança e a perspectiva de uma mente moldada e informada pela Sagrada Escritura.

A iniciativa Read the Bible da Coalizão Evangélica tem o objetivo de incentivar esse fim. Guias devocionais tendem a oferecer leituras curtas e pessoais da Bíblia, às vezes apenas um versículo ou dois, seguidos por vários parágrafos de exposição edificante.

Sem dúvida, eles fornecem ajuda pessoal para os crentes com necessidades privadas, medos e esperanças. Mas eles não fornecem a estrutura do que a Bíblia diz — o “enredo” ou “enredo” — o quadro geral que faz sentido para todos os pedacinhos da Bíblia.

Usados erroneamente, tais guias devocionais podem, em última análise, gerar a visão profundamente equivocada de que Deus existe para resolver meus problemas; eles podem promover interpretações profundamente equivocadas de algumas Escrituras, simplesmente porque o punhado de passagens que tratam não são mais colocadas no quadro do quadro geral, que está gradualmente desaparecendo da vista. Somente a leitura sistemática e repetida de toda a Bíblia pode enfrentar esses desafios.

Plano para ler escrituras

É isso que este plano incentiva. Hoje você pode ler a Bíblia por um plano anual que as próprias Bíblias trazem em seus encartes.

Você pode procurar na web um plano para leitura que você se adequa de forma equilibrada.

Você pode também aprender sobre os livros da Bíblia e dessa forma fazer um plano de leitura anual através de adquiri conhecimento da palavra de Deus.

Assim sendo, deixo aqui alguns livros de indicação para se aprender a Bíblia como leitura anula sobre a mesma:

Bibliologia: Como aprender e interpretar a Bíblia.

Doutrina de Cristo: Cumprindo as profecias.

Prática diária: Vivência de Cristo.

Atos dos apóstolos Comentado e Anotado.

Aprenda a Bíblia em 88 dias.

Série completa da Reflexões teológicas.

“Como bebês recém-nascidos, anseiam por leite espiritual puro, para que por ele você possa crescer em sua salvação, agora que você provou que o Senhor é bom” (1 Pet. 2:2-3).

Texto Don Carson é professor emérito do Novo Testamento na Trinity Evangelical Divinity School em Deerfield, Illinois, e fundador e teólogo em geral da Coalizão Evangélica. Tradução e adaptação Cadu Rinaldi.

Sobre Cadu Rinaldi

Teologia e Reino de Deus
Esse post foi publicado em educação bíblica, educação cristã, escola bíblica, escola de líderes, estudante de teologia, estudar a bíblia, estude a bíblia, facilitador, gestão cristã, grupos pequenos, Igreja, missões, novos convertidos, Pentateuco, pequenos grupos, pequenos grupos caseiros, teologia e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário