Nephilim: Quem eram eles?


Gênesis 6 e Números 13 – um novo olhar sobre os nefilins. Gênesis 6 e Números 13 (pré-dilúvio e pós-dilúvio) mencionam o termo “Nephilim”, que tem sido o centro das discussões por muitos anos.

 Palavras – chave : Nephilim, filhos de Deus, filhas de homens, filhos, anjos caídos, demônios, Seth, visão setita, homens caídos, a cair, antes do dilúvio

Gênesis 6: 1–6
Agora, quando os homens começaram a se multiplicar na face da terra, e nasceram filhas para eles, os filhos de Deus ( bene Elohim ) viram que as filhas dos homens eram bonitas; e eles tomaram esposas para si mesmos, a quem quisessem.

Então o Senhor disse: “Meu Espírito não se esforçará para sempre com o homem, porque ele também é carne; no entanto, seus dias serão cento e vinte anos. ”

Os nefilins estavam na terra naqueles dias e também depois, quando os filhos de Deus ( bene Elohim ) vieram para as filhas dos homens, e eles lhes deram filhos . Aqueles eram os homens poderosos que eram antigos, homens de renome. Então o Senhor viu que a maldade do homem era grande na terra, e que todas as intenções dos pensamentos de seu coração eram apenas más continuamente.

Número 13: 30–33
Então Caleb acalmou o povo diante de Moisés e disse: “Deveríamos, de todo modo, subir e tomar posse dele, pois certamente o venceremos”. Mas os homens que subiram com ele disseram: “Não podemos lutar contra o povo, porque eles são fortes demais para nós”. Por isso, deram aos filhos de Israel um péssimo relato da terra que espionaram, dizendo: “A terra pela qual passamos, espiando, é uma terra que devora seus habitantes; e todas as pessoas que vimos nela são homens de grande porte. Também vimos os nefilins (os filhos de Anak fazem parte dos nefilins ); e nos tornamos gafanhotos à nossa vista, e assim estávamos diante deles. ”

Gênesis 6 e Números 13 (pré-dilúvio e pós-dilúvio) listam o termo “Nephilim”, que tem sido o centro das discussões por muitos anos. Nesse ponto, a identidade dos nefilins e dos filhos de Deus ainda está sendo debatida nos círculos cristãos.

 

Há uma visão anti-bíblica popular de que os Nephilim são alienígenas do espaço. Certamente, a maioria dos criacionistas rejeita corretamente essa visão em particular por várias razões , mas isso não é para a discussão neste capítulo.

 

Dos pontos de vista com algum apoio bíblico, alguns acreditam que os anjos caídos foram criados com mulheres e resultaram em gigantes chamados Nephilim.

 

Alguns acreditam que os filhos de Deus foram o resultado de anjos caídos que ultrapassaram homens ímpios para procriar com mulheres.

HÁ MUITA CONFUSÃO SOBRE A PALAVRA NEPHILIM. HOJE NINGUÉM SABE REALMENTE O QUE ISSO SIGNIFICA.

Alguns acreditam que eles eram os setitas (descendentes do filho de Adão, Sete). Também existem algumas visões secundárias, como reis, governantes ou chefes de grupos familiares líderes, como sendo piedosas no Salmo 82 .

 

Essa visão tem muitas semelhanças com a visão de Sethite, mas elimina muitos dos descendentes de Seth e simplesmente mantém os líderes / reis (assim como alguns outros líderes de outras tribos) como piedosos. Portanto, deixarei de lado essa visão menor e discutirei a visão de Sethite, que deve abranger a maior parte do tempo.

 

Outra variação da visão dos setitas é que esses homens piedosos mantinham relações com mulheres ímpias, e os filhos seguiam outros “deuses” em oposição a Deus – e “caíam” de maneira tremenda. Isso é chamado de visão de “homens caídos”. Existem outras visões secundárias, bem como outras visões não-bíblicas menores, mas essas são as principais que discutirei.

 

Há muita confusão sobre a palavra Nephilim . Hoje ninguém sabe realmente o que isso significa. Está relacionado à série de verbos “cair” ( naftal ) em hebraico, motivo pelo qual alguns direcionam isso para os anjos caídos ou, mais apropriadamente, a sua prole. No entanto, isso também dá forte apoio à visão de que os homens se afastaram de Deus.

 

Foram esses dois conceitos que ajudaram a dar origem às várias visões mencionadas acima.

 

Muitos associaram os Nephilim a gigantes. Características gigantes podem não ter sido limitadas apenas aos Nephilim: Golias, um gigante, não era considerado Nephilim. Como mencionado, o termo Nephilim não é claro em definição.

 

Está relacionado ao verbo “cair” e a versão King James o traduz como gigantes da influência do termo gigantes da Vulgata Latina (tradução latina inicial de Jerome), bem como do contexto de Números 13 . O contexto de Gênesis 6 não revela que eles eram gigantes.

 

Pode ter havido alguma influência na Vulgata Latina pelo uso da palavra grega gigentes pela Septuaginta (tradução grega do Antigo Testamento cerca de 200 a 300 anos antes de Cristo).

 

Aqui está uma tabela com um breve resumo das quatro visões populares discutidas:

Nome Visualização resumida
Vista de anjos caídos Satanás e / ou seus anjos caídos foram criados com mulheres humanas e tiveram filhos chamados nefilins.
Anjos caídos ultrapassaram a visão dos homens Anjos caídos e / ou Satanás possuíam homens e os fizeram procriar com mulheres.
Vista Sethita Os filhos de Deus eram a linha divina de Adão a Sete até Noé, e os nefilins eram filhos caídos que buscavam deuses falsos.
Visão de homens caídos Homens piedosos (filhos de Deus) tomavam esposas ímpias, e seus descendentes (nefilins) seguiam os deuses falsos, rejeitavam a Deus e se afastavam de Deus em maldade.

 

Muitos cristãos respeitados têm comentado sobre esse assunto ao longo dos anos, e seu trabalho deve ser altamente considerado. Essa discussão não é para impugnar seu trabalho de forma alguma, mas para construí-lo da maneira que afia o ferro.

 

De fato, ao escrever isso, a pesquisa deles forneceu grandes insights sobre o que agora eu pessoalmente acredito sobre os filhos de Deus e os Nephilim, e os elogio por seu trabalho.

 

Em Genesis não assume oficialmente uma posição específica em relação a essas quatro principais visões. Não é crucial para a autoridade bíblica, uma vez que cada lado deste debate, na maioria das vezes, está usando a Bíblia como autoritária para defender sua causa.

 

A visão dos anjos caídos

  • Filhos de Deus: anjos caídos
  • Nephilim: mistura de humano e anjo

 

Esta é uma das vistas mais populares. Ela decorre de anjos serem chamados “filhos de Deus” ou interpretados como tais em Jó 1: 6, 2: 1 e 38: 7 . De fato, se os Nephilim fossem de fato meio anjo humano / meio caído, isso daria grande entendimento às muitas visões religiosas antigas depois de Babel e dos semideuses.

 

Como apontado, Nephilim está relacionado à série de verbos “cair” em hebraico, dando suporte à visão de que isso está relacionado aos anjos caídos. Portanto, ele possui algum status entre os estudiosos da Bíblia.

 

Os defensores dessa visão também encontram apoio em duas passagens principais do Novo Testamento.

 

Em 2 Pedro 2: 1–11 , o apóstolo escreveu:

 

Mas falsos profetas também surgiram entre o povo, assim como também haverá falsos mestres entre vocês, que secretamente introduzirão heresias destrutivas, negando até o Mestre que os comprou, trazendo rápida destruição sobre si mesmos. Muitos seguirão sua sensualidade e, por causa deles, o caminho da verdade será difamado; e em sua ganância, eles o explorarão com palavras falsas; seu julgamento de muito tempo atrás não está ocioso, e sua destruição não está adormecida.

Pois se Deus não poupou os anjos quando pecaram, mas os lançou no inferno e os comprometeu a poços de escuridão, reservados para julgamento; e não poupou o mundo antigo, mas preservou Noé, um pregador da justiça, com outros sete, quando trouxe uma inundação sobre o mundo dos ímpios; e se Ele condenou as cidades de Sodoma e Gomorra à destruição, reduzindo-as a cinzas, tornando-as um exemplo para aqueles que viveriam vidas ímpias depois disso; e se Ele resgatou o justo Ló, oprimido pela conduta sensual de homens sem princípios (pois pelo que viu e ouviu aquele homem justo, enquanto vivia entre eles, sentiu sua alma justa atormentada dia após dia por suas ações sem lei), então o Senhor sabe como resgatar os piedosos da tentação e manter os injustos sob punição no dia do julgamento, e especialmente aqueles que entregam a carne aos seus desejos corruptos e desprezam a autoridade.

Ousados, obstinados, eles não tremem quando desprezam as majestades angélicas, enquanto os anjos que são maiores em força e poder não trazem um julgamento ofensivo contra eles perante o Senhor.

 

Antes de comentar essa passagem, precisamos olhar para Judas 4-8 .

 

Pois certas pessoas passaram despercebidas, aquelas que antes eram muito marcadas para esta condenação, pessoas ímpias que transformam a graça de nosso Deus em licenciosidade e negam nosso único Mestre e Senhor, Jesus Cristo. Agora, desejo lembrá-lo, embora você saiba todas as coisas de uma vez por todas, que o Senhor, depois de salvar um povo da terra do Egito, destruiu posteriormente aqueles que não creram. E anjos que não mantiveram seu próprio domínio, mas abandonaram sua morada apropriada, Ele manteve em laços eternos sob as trevas para o julgamento do grande dia, assim como Sodoma e Gomorra e as cidades ao seu redor, uma vez que da mesma maneira que estes se entregaram à imoralidade grosseira e perseguiram a carne estranha, são exibidos como um exemplo ao sofrer o castigo do fogo eterno. Da mesma forma, esses homens, também sonhando, contaminam a carne, rejeitam a autoridade e denegrem as majestades angélicas.

Esses versículos não mencionam especificamente os nefilins, nem afirmam claramente que os anjos caídos tiveram relações sexuais com mulheres.

 

No entanto, eles colocam “os anjos que pecaram” (2 Pedro 2: 4), “que não mantiveram seu domínio adequado, mas deixaram sua própria morada” (Judas 6), no mesmo contexto que Noé.

 

Ambas as passagens parecem comparar o pecado desses anjos com o pecado do povo de Sodoma e Gomorra, que “de maneira semelhante a essas, se entregaram à imoralidade sexual e perseguiram carne estranha” (Judas 7).

 

Gênesis 19: 5 revela que os homens de Sodoma desejavam os dois anjos que haviam entrado na casa de Ló. É importante entender que, embora esses versículos pareçam dar um forte apoio à visão dos anjos caídos, eles não fazem um argumento estanque para isso.

 

Por exemplo, o expositor Dr. John Gill esclarece sobre Judas 6:

 

Ver. 6. E os anjos que não mantiveram seu primeiro estado, etc.) ou “principado”; aquela condição santa, honrosa e feliz, na qual eles foram criados; pois eles foram criados em perfeita santidade e justiça, mantinham relação entre filhos e Deus e eram, pelo brilho de sua natureza, comparáveis ​​às estrelas da manhã; eles estavam entre os tronos, domínios, principados e poderes; eram uma categoria superior de criaturas para os homens, e que contemplavam o rosto e desfrutavam da presença de Deus; mas eles não mantinham esse estado, por serem criaturas mutáveis, um dos primeiros a pecar, o restante foi atraído por ele, e assim não eram o que eram antes, nem no mesmo estado ou lugar.

mas deixaram sua própria habitação; tentando subir mais alto; ou abandonando sua posição e postos de honra, não desejando estar sujeitos a Deus, e especialmente ao Filho de Deus, que deveria assumir a natureza humana, e nela estar acima deles, que eles não podiam suportar; e reunindo-se em um corpo, em outro lugar, com Satanás à frente deles; embora isso possa ser considerado como parte de sua punição, e pode-se dizer que eles fazem o que foram forçados a fazer; porque eles foram expulsos de sua habitação nativa, o céu; eles foram expulsos e lançados no inferno; ver 2 Pedro 2: 4 . E essa habitação deles, da qual eles deixaram, ou caíram, ou foram expulsos, é pelos judeus freqüentemente chamados de lugar de sua santidade ou lugar sagrado.

Ele se reservou em cadeias eternas, sob a escuridão; por essas “cadeias eternas” pode significar o poder e a providência de Deus sobre eles, que sempre os habitam; ou seus pecados, e a culpa deles sobre suas consciências, sob os quais são mantidos continuamente; ou os decretos e propósitos de Deus a respeito de seu castigo e destruição finais, imutáveis ​​e irreversíveis, e dos quais não há libertação, a frase, na escuridão, pode se referir às correntes, como em 2 Pedro 2: 4 ; onde eles são chamados de “cadeias das trevas”; ou porque o poder, providência e propósitos de Deus são invisíveis; então a versão siríaca diz: “em cadeias desconhecidas”; ou porque o horror e o desespero negro são os efeitos do pecado e de sua culpa, com a qual suas consciências estão continuamente cheias; ou pode denotar o lugar e o estado em que estão, nas trevas do ar ou nas partes escuras do a terra, ou no inferno, onde há trevas absolutas, até negrume das trevas; ou que eles estão sob o poder do pecado, que são trevas, e sem a luz do semblante de Deus, ou qualquer conhecimento espiritual ou conforto: e eles são “reservados” nessas cadeias e sob essas trevas; ou “na prisão”, como a versão em árabe a processa; que denota a custódia deles, e sua continuidade nela, na qual eles são guardados por Jesus Cristo, que pode amarrar e soltar Satanás a seu gosto; e mostra que eles ainda não estão em pleno tormento, mas são como os malfeitores que são mantidos na prisão até a chegada da prisão: portanto, estes são acorrentados e mantidos em custódia.

Gill continua no versículo 7:

 

da mesma maneira, entregando-se à fornicação; não como os anjos, que não são capazes de pecar dessa maneira; embora os judeus façam disso um pecado deles, e assim interpretem Gênesis 6: 2,4 , mas sim os israelitas, entre os quais esse pecado prevaleceu, 1 Coríntios 10: 8 ; embora pareça melhor do que tudo referir aos falsos mestres que transformaram a graça de Deus em lascívia, e foram muito criminosos dessa maneira; e então o sentido é que, da mesma maneira que eles, os habitantes de Sodoma e Gomorra, se entregaram ao pecado da fornicação; portanto, esses homens poderiam esperar os mesmos julgamentos que caíam sobre eles, uma vez que seus pecados eram iguais; que o pecado é uma obra da carne, contrária à lei de Deus, é contra o corpo e é assistido com muitos males; expõe ao julgamento aqui e no futuro, e não serve para a comunhão dos santos e para o reino dos céus.

e indo atrás de carne estranha; ou “outra carne”; significando não outras mulheres além de suas próprias esposas, mas homens; e projeta esse pecado detestável e antinatural, que, dessas pessoas, é chamado sodomia até hoje; e que é um pecado extremamente grande, contrário à luz da natureza e lei de Deus, desonroso para a natureza humana e escandaloso para uma nação e povo, e geralmente prevalece onde a idolatria e a infidelidade acontecem, como entre os papistas e maometanos; e surgiu da ociosidade e plenitude do pão em Sodoma, e foi cometido aos olhos de Deus, com grande imprudência: segue-se o castigo deles.

O contexto está discutindo pessoas ímpias que invadiram a igreja e um aviso sobre seu futuro. Tal pecado e injustiça não são novidade:

  1. Quando os israelitas se afastaram dEle no deserto depois que Moisés os tirou do Egito, Deus os destruiu.
  2. Quando os anjos se rebelaram, Deus os ligou às trevas eternas.
  3. De maneira semelhante à maneira como os israelitas eram adúlteros a Deus e buscavam outros deuses;Sodoma e Gomorra estavam procurando carne inadequada.

Deus destruirá os que são ímpios e se infiltram na Igreja, assim como Ele fez com os outros povos e anjos ímpios mencionados. A condenação deles será a mesma. Esse tipo de pensamento lógico também se aplicaria a 2 Pedro 2 . Gill discute isso em seu comentário de maneira semelhante.

Obviamente, sendo uma das visões mais populares, ela também vem com mais críticas. Um dos principais argumentos contra essa visão é que os anjos são espirituais e não têm DNA para combinar com o DNA da mulher.

 

NÃO TEMOS APOIO BÍBLICO DE ANJOS CAÍDOS QUE APARENTEM SER HOMENS OU QUE TENHAM DNA FÍSICO.

Embora isso possa ser discutido porque os anjos assumiram a aparência de homens como Gabriel ( Daniel 9:21; Lucas 1: 11–20 ) e os dois anjos enviados para destruir Sodoma ( Gênesis 19: 1–13 ), para assumir estes anjos tinham capacidade reprodutiva é outra questão. Além disso, esses anjos que apareceram como homens não foram os caídos. Não temos apoio bíblico de anjos caídos que aparentem ser homens ou que tenham DNA físico.

 

O espiritual pode produzir filhos físicos, como testemunhado pelo Espírito Santo, ofuscando Maria. No entanto, o Espírito Santo é o Criador e tem esse poder ( Salmo 104: 30 ). Anjos caídos? A Bíblia simplesmente não revela isso.

 

Embora muitos comentários, assim como o manuscrito de Alexandrino da Septuaginta, se refiram aos filhos de Deus em Jó 1: 6 e Jó 2: 1 como anjos, esse pode não ser o melhor argumento para Gênesis 6 por duas razões, e alguns comentários deixe em aberto a possibilidade de que eles possam estar se referindo a homens piedosos e / ou magistrados na Terra, que eram humanos.

 

O autor de Jó estava ciente do termo usado para anjo ( Kalm mal’ak ), como Elifaz, o temanita, usava em Jó 4:18 . Então, se os filhos de Deus estavam se referindo aos anjos, por que não dizê-lo? Pode ser demais dizer com certeza que esses dois versículos no início de Jó estão se referindo a anjos, mas mesmo assim, não estaria se referindo a decaídos.

 

Não há outros casos nas Escrituras que se refiram a anjos caídos ou demônios como filhos de Deus para verificar isso em Jó.

 

Às vezes, caímos no erro de assumir que um nome ou frase em uma porção das Escrituras é a mesma coisa / tipo que outra parte das Escrituras. Embora esse possa ser o caso, não se deve ser dogmático. Por exemplo, o hebraico lbb ( 0894 ) para Babel ou Babylon está se referindo a dois impérios distintos. Se encontrarmos lbb se referindo a Nabucodonosor, não devemos assumir que é o Babel que se seguiu logo após o Dilúvio .

 

Independentemente disso, Jó 38: 7 é um excelente exemplo de anjos sendo chamados filhos de Deus. No entanto, isso se refere aos anjos durante a Semana da Criação, antes que algum deles caísse (o que teria que ser depois da declaração de Deus de que tudo era “muito bom” em Gênesis 1:31 ). Portanto, isso não dá muito apoio aos anjos caídos sendo chamados filhos de Deus.

 

Outro argumento em oposição a essa visão é que homens piedosos às vezes eram chamados filho (s) de Deus, como Adão, em Lucas 3.

 

Lucas 3:38
filho de Enós, filho de Sete, filho de Adão, filho de Deus.

Outras passagens também confirmam que os cristãos são chamados assim:

Mateus 5: 9
Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.

Romanos 8:14
porque aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

Romanos 8:19
A criação espera com grande expectativa que os filhos de Deus sejam revelados.

Gálatas 3:26
Vocês são todos filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.

 

Embora cada um deles esteja em grego e os “filhos de Deus” em Gênesis 6 estejam em hebraico, ambos são apresentados corretamente como “filhos de Deus”. Lucas 6:35 torna o termo “filhos do Altíssimo”. Além disso, o Salmo 82: 6 tem “filhos dos mais altos” e torna correto que humanos piedosos podem ser chamados filhos de Deus em outro idioma. Oséias 1:10 salienta que as pessoas também serão chamadas de “filhos do Deus vivo” (observe o descritor adicional que vive ) em hebraico:

 

Oséias 1:10
Contudo, o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que não pode ser medida nem numerada; E no lugar em que lhes é dito: “Você não é o meu povo”, será dito a eles: “Vocês são os filhos do Deus vivo”.

 

Novamente, isso não é idêntico ao hebraico em Gênesis ou Jó, mas ainda torna que os humanos podem ser chamados filhos de Deus em outro formato. Portanto, temos casos em que os humanos são chamados:

  • Filhos de Deus (5 vezes em grego)
  • Filhos do Altíssimo (1 vez em grego; 1 vez em hebraico)
  • Filhos do Deus Vivo (1 vez em hebraico)

Por que “filhos de Deus” em hebraico repentinamente está proibido de se referir aos humanos quando Deus já usou formatos semelhantes para chamar homens piedosos por um título tão piedoso? Parece improvável que Deus coloque anjos caídos em uma classe com anjos não caídos, israelitas (povo escolhido de Deus) e cristãos (a noiva de Cristo). Duvido que Deus queira confusão com os anjos caídos com sua noiva! Alguns descartam esse versículo em Oséias, mas não devem ser negligenciados.

 

Outros versículos apontam que os homens podem ser filhos de Deus, como o Salmo 73:15 e Deuteronômio 32: 5 . Assim, os homens tementes a Deus também podem ser chamados com razão de filhos de Deus.

 

Eu ouvi a resposta de que a razão pela qual Adão e os cristãos foram chamados filho (s) de Deus foi porque eles foram feitos diretamente por Deus de uma maneira ou de outra – Adão do pó pelas mãos de Deus e os cristãos serão feitos novas criações ( 2). Coríntios 5:17 ). Junto com isso, os anjos, que foram criados diretamente por Deus durante a semana da criação, também puderam se apegar a esse título.

 

No entanto, existem outras criações diretas de Deus, como criaturas marinhas, animais terrestres e assim por diante. Estes também são filhos de Deus? Poucos diriam que são. Além disso, homens piedosos do Antigo Testamento seriam um dia novas criações em Cristo e, pela presciência de Deus, poderiam facilmente ser chamados de “filhos de Deus”. Portanto, esse argumento realmente não se aplica exclusivamente à visão angélica, mas também pode ser usado para homens piedosos.

 

Além disso, em hebraico, encontramos filhos de Israel ( bene Yisra’el ) usados ​​de descendentes de Israel que não eram seus filhos diretos ( Êxodo 6: 6, 6:11 e assim por diante.) Portanto, não há razão para supor que os filhos de Deus não poderiam estar se referindo aos homens, pois são descendentes de Adão, que era filho de Deus. Para esclarecer, isso não deve ser confundido com o único filho de Deus, Jesus Cristo, que era o único e perfeito Filho de Deus.

 

Outro problema teológico se apresenta para a visão dos anjos caídos, se olharmos mais de perto os anaquitas (descendentes de Anak), descendentes dos nefilins, de acordo com Números 13:33 . Os anaquitas não foram completamente exterminados por Josué. Josué diz:

Josué 11:22
Nenhum anaquita foi deixado em território israelita; somente em Gaza, Gath e Ashdod sobreviveram

 

A Bíblia nunca registra seu final de linha. Portanto, não há razão para supor que os descendentes de Anak ainda não estejam vivendo hoje. De fato, eles provavelmente cruzaram com muitos outros grupos de pessoas desde então.

 

Esse problema teológico foi contestado, e com razão, porque Números 13:33 faz parte de um relatório de mau / mal espalhado entre os israelitas. Mas as informações eram falsas sobre os anaquitas serem nefilins? Vamos dar uma olhada:

Números 13: 30–33
Então Caleb acalmou o povo diante de Moisés e disse: “Deveríamos, de todo modo, subir e tomar posse dele, pois certamente o venceremos”. Mas os homens que subiram com ele disseram: “Não podemos lutar contra o povo, porque eles são fortes demais para nós”. Por isso, deram aos filhos de Israel um péssimo relato da terra que espionaram, dizendo: “A terra pela qual passamos, espiando, é uma terra que devora seus habitantes; e todas as pessoas que vimos nela são homens de grande porte. Também vimos os nefilins (os filhos de Anak fazem parte dos nefilins); e nos tornamos gafanhotos à nossa vista, e assim estávamos diante deles. ”

Assim, foi o relato dos anaquitas que os nefilins eram precisos ou imprecisos, pois mesmo as falsidades geralmente contêm alguns aspectos da verdade. Por exemplo, sabemos que os anaquitas estavam realmente na terra, pois Josué entrou em guerra com eles mais tarde. Então, quais aspectos deste relatório eram falsos e quais eram verdadeiros? Temos uma pista quando Caleb e Josué respondem à congregação que estava reclamando sobre o mau relatório de Números 14: 6–9 .

Números 14: 6–9
Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que estavam entre os que haviam explorado a terra, rasgaram suas roupas e disseram a toda a assembléia israelita: “A terra por que passamos e exploramos é extremamente boa. Se o Senhor estiver satisfeito conosco, ele nos levará a essa terra, uma terra que flui com leite e mel, e nos dará. Só não se rebele contra o Senhor . E não tenhas medo do povo da terra, porque nós o engoliremos. A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco. Não tenha medo deles.

 

A tabela a seguir detalha o relatório incorreto e analisa o que era falso e o que não foi contestado.

Relatório incorreto indica Isso foi desafiado por Josué e Caleb?
A terra devora seus habitantes. Desafiado: a terra era extremamente boa, fluindo com leite e mel, segundo Josué e Caleb.
Todos os homens eram de grande tamanho; os espiões pareciam muito pequenos à vista (como gafanhotos). Desafiado: Josué e Caleb disseram a eles que não tivessem medo do povo da terra. Eles não comentaram o tamanho, mas muitos podem ter sido gigantes, pois apontam que as pessoas tinham medo deles.
Anakitas estavam lá. Não desafiado
Os Nephilim estavam lá. Não desafiado
Os anaquitas eram descendentes dos nefilins. Não desafiado
Os anaquitas eram apenas uma parte dos nefilins. Não desafiado

Portanto, pode não ser o melhor argumento afirmar que o falso relato significava que os anaquitas não eram nefilins, pois esse ponto (nem outros aspectos do relatório mencionado acima) nunca foi considerado falso. Assim, o argumento defende que os Nephilim eram descendentes de Anak e estavam em torno do pós-dilúvio.

 

Isso também revela que os Nephilim podem existir sem serem filhos de “filhos de Deus”, pois são listados apenas como descendentes de Anak.

Curiosamente, Moisés, que escreveu Gênesis, disse que os Nefilins estavam na Terra antes do Dilúvio e também depois:

Gênesis 6: 4a
Os Nephilim estavam na Terra naqueles dias – e também depois (grifo nosso)

 

Algumas traduções dizem “e depois disso”, e pode-se argumentar que isso ainda se referia a um período pré-diluviano. No entanto, faz muito mais sentido que essa frase se refira a esse evento pós-diluviano, especialmente desde que Gênesis 6 foi escrito por Moisés.

 

Atos 17:26 indica que todas as nações são de “um sangue” ou “um homem”. Se algumas nações são uma combinação de sangue angélico e sangue adâmico, como os anaquitas teriam nessa visão, assim como o Nephilim antes do dilúvio, então há um grande problema – Atos 17:26 estaria errado.

Os anaquitas ainda estavam vivendo e criando com muitos outros grupos de pessoas durante o tempo de Paulo. Assim, apresenta um problema dizer anjos criados com mulheres. Outro problema se apresenta do restante de Gênesis 6: 4:

Gênesis 6: 4
Os nefilins estavam na terra naqueles dias, e também depois, quando os filhos de Deus chegaram às filhas dos homens, e eles lhes deram filhos. Aqueles eram os homens poderosos que eram antigos, homens ( vya ‘iysh ) de renome.

Em Gênesis 6: 4, a frase “homens de renome” usa a palavra hebraica iysh . Esse termo é usado consistentemente como “homem” ou descendentes de Adão – até Adão o usou por si mesmo em Gênesis 2:23 , mas nunca é usado para anjo caído, demônios ou Satanás. Foi usado para alguns anjos não caídos quando eles assumiram a forma de um homem.

Se os nefilins eram mestiços entre homens e anjos caídos, por que a Bíblia usou o termo homens ( iysh ) em oposição a algo que nos levaria a acreditar que eles não eram totalmente homens?

Se seguirmos o contexto de iysh nos seguintes versículos em Gênesis 6, encontraremos:

  • Verso 4: Nefilins são homens de renome
  • Verso 5: grande maldade do homem
  • Versículo 6: Deus, desculpe, ele fez o homem na terra
  • Verso 7: Apague o homem da terra
  • Versículo 8/9: Noé encontrou graça em Deus e era um homem justo

 

O contexto revela que Noé foi comparado com os homens discutidos em Gênesis 6 e, ao contrário deles, ele era justo ( Gênesis 6: 9 ). Não há menção de Noé ser totalmente humano e outros homens serem mestiços, mas apenas que ele era justo entre eles. Ter Noé como justo entre suas gerações é um pequeno apoio à visão que vê os filhos de Deus como humanos.

 

Um argumento inicial contra essa visão angélica era que os anjos não se casavam no céu de acordo com Jesus ( Mateus 22:30 ). Isso já foi respondido muitas vezes e é corretamente apontado que isso se refere a anjos no céu, não a anjos caídos.

 

Portanto, a opção foi deixada em aberto, que os anjos caídos podem muito bem fazer isso. No entanto, um novo problema surge agora. Moisés ressalta que os filhos de Deus tomaram esposas ( Ishsha, esposa / mulher) ( Gênesis 6: 2 ).

 

Nunca encontrei um versículo na Bíblia em que esposa, esposa, marido, marido ou casamento fosse outra coisa senão entre um homem e uma mulher humanos. Se esses eram casamentos entre anjos caídos e mulheres, isso abre a possibilidade de casamentos que não se limitam ao homem e à mulher, quando a Bíblia é clara sobre esse assunto .

 

SE ANJOS OU DEMÔNIOS CAÍDOS, QUE SÃO ESPÍRITO, PODEM SE MATERIALIZAR, ISSO PÕE EM QUESTÃO TODA A RESSURREIÇÃO DE CRISTO.

Um argumento em resposta é que ishshah poderia ser usado apenas para mulheres, não esposas, e não significa necessariamente que elas eram casadas, mas sim tomadas para fins sexuais fora do casamento, possivelmente à força. À luz de algumas dessas críticas, essa visão popular pode não ser a melhor, embora muitos grandes estudiosos a apeguem e devam ser pelo menos respeitadas. Encorajo um estudo mais profundo, tanto na visão quanto nas respostas, pois estou apenas tocando a superfície.

 

Talvez o argumento mais devastador contra essa visão tenha vindo do próprio Jesus. Não temos nenhum exemplo nas Escrituras em que os anjos caídos se materializem como declarado anteriormente. Isso é significativo porque Cristo ofereceu prova de Sua ressurreição quando os discípulos O questionaram:

Lucas 24: 37–43
Mas eles ficaram assustados e assustados e pensaram que estavam vendo um espírito. E ele lhes disse: “Por que você está perturbado e por que surgem dúvidas em seus corações? Veja minhas mãos e meus pés, que sou eu mesmo; toque-Me e veja, pois um espírito não tem carne e ossos como você vê que eu tenho . ” E quando Ele disse isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. Embora eles ainda não pudessem acreditar por causa de sua alegria e espanto, Ele lhes disse: “Você tem alguma coisa aqui para comer?” Eles lhe deram um pedaço de peixe grelhado; e ele tomou e comeu diante deles. (enfase adicionada)

Se anjos ou demônios caídos, que são espírito, podem se materializar, isso põe em questão toda a ressurreição de Cristo. Cristo diz que os espíritos não têm carne e ossos, então parece que essas entidades não podem criar corpos físicos para si.

Os anjos caídos ultrapassaram a visão dos homens

  • Filhos de Deus: Homens vencidos por anjos / demônios caídos
  • Nephilim: 100% humano

 

Essa visão tem algumas semelhanças com a visão anterior, na medida em que os filhos de Deus têm um relacionamento com os anjos caídos. Os filhos de Deus seriam homens que foram vencidos por anjos caídos e / ou demônios.

 

Ao contrário da visão anterior, esta afirma que os filhos não eram uma mistura, mas completamente humanos. Certamente, alguns dos argumentos contra os filhos de Deus como anjos na seção anterior também se aplicam aqui.

 

É possível que os homens sejam vencidos por Satanás ou demônios. Os homens podem ser facilmente vencidos ou influenciados por Satanás, como Judas, em Lucas 22: 3 . Os demônios frequentemente entram nas pessoas, como em Marcos 5:15 .

 

A pergunta é realmente a seguinte: pessoas que são superadas por demônios e / ou anjos caídos justificariam o título de filhos de Deus? Nos relatos do evangelho, muitas pessoas foram superadas por demônios, mas nunca foram intituladas filhos de Deus. Outras passagens bíblicas também não mencionam pessoas que foram vencidas por espíritos malignos ou demônios como filhos de Deus.

 

Nessa visão, porém, não há nenhum problema com o Nephilim aparecendo antes do Dilúvio, sendo aniquilado e depois reaparecendo quando isso aconteceu novamente. De acordo com essa visão, os descendentes / Nephilim ainda são 100% descendentes de Adão e Eva, portanto elegíveis para receber a salvação se depositassem sua fé no Senhor Jesus Cristo.

 

As crianças teriam sido concebidas em pecado. Mas isso não é novidade à luz do pecado original que afeta a todos desde que Adão pecou no Jardim. De fato, o Salmo 51 diz:

Salmo 51: 5
Eis que fui criado em iniquidade, e em pecado minha mãe me concebeu.

Um problema associado a essa visão é o seguinte: o Nephilim ainda está nascendo hoje? Se não, então por que não foi mais mencionado na Bíblia depois de Moisés? Especialmente com as muitas entradas satânicas e possuídas por demônios nos homens que cercam o tempo de Cristo? Portanto, de acordo com essa visão, qualquer um de nós poderia ser Nephilim.

 

Além disso, parece estranho que os filhos dessa união precisem de um termo completamente diferente (Nephilim) para descrevê-los. Embora essa possa não ser uma das melhores explicações, é plausível e eu não a descartaria completamente.

 

A Visão Sethita

  • Filhos de Deus: 100% humanos
  • Nephilim: 100% humano

A visão de Sethite é provavelmente a segunda visão mais popular. Apela ao contexto de Gênesis 5 , pouco antes da menção dos filhos de Deus e dos Nefilins. Portanto, tem um bom suporte no que diz respeito ao contexto literário.

 

Uma variante da visão setita era que os filhos de Deus eram reis ou governantes. Isso tem algum suporte bíblico, como o Salmo 82: 1–6 . Além disso, isso explicaria por que muitas culturas antigas se referem também aos semideuses. Também explica como o culto aos antepassados ​​pode surgir, mesmo em um reino pós-diluviano. Mas essas duas visões setitas ainda têm problemas.

 

Em ambas as visões de Seth, supõe-se que houvesse uma linhagem divina de Adão a Sete e seguiu a linha até Noé:

Adam-Seth-Enosh-Kenan-Mahalalel-Jared-Enoch-Methuselah-Lamech-Noah

Nessa linhagem piedosa de setitas, eles eram chamados filhos de Deus, estando no contexto do capítulo anterior. Esses filhos de Deus ou seus filhos se casaram ou começaram a se casar com mulheres ímpias (filhas dos homens), e seus filhos seguiram falsos deuses e rejeitaram o único Deus verdadeiro.

 

Em outras palavras, eles se afastaram de Deus – lembre-se de que a palavra Nephilim está relacionada à série de verbos “cair” em hebraico. Nessa visão, os filhos dessas uniões haviam caído de Deus e eram chamados de Nephilim.

 

Enquanto comentava sobre Gênesis em Exposição de Gênesis , HC Leupold diz sobre essa visão:

Mas quem são esses “filhos de Deus”? Sem sombra de dúvida, os setitas – aqueles que acabamos de descrever no capítulo cinco como tendo no meio homens que andavam com Deus, como Enoque (v. 22), homens que buscavam maior conforto em meio às misérias da vida, como Lamech (v. 29), homens que adoravam publicamente a Deus e confessavam Seu nome (4:26).

 

Tais homens merecem ser chamados de “filhos de Deus” ( benê ‘elohîm ), um título aplicado aos verdadeiros seguidores de Deus em outras partes das Escrituras do Antigo Testamento. Quando o salmista se refere a tais ( Salmos 73:15 ) como “a geração de teus filhos”, ele usa a mesma palavra “filhos”, descrevendo-os como pertencendo a Deus. Deuteronômio 32: 5 usa a mesma palavra “filhos” (“filhos”, AV) em referência a Israel.

Oséias 1:10 é, se alguma coisa, uma passagem ainda mais forte, dizendo especificamente a Israel: “Vocês são filhos do Deus vivo” (Heb. Benê ‘el chay ). O Salmo 80:17 também pertence aqui. A crítica recorre a um detalhe técnico neste momento. Se Deus me dissesse: “Tu és meu Filho”, a crítica seria: “Você não foi chamado ‘filho de Deus’, mas ‘meu filho’” – um mero tecnicismo.

Assim, diante das passagens que acabamos de citar, as críticas afirmam que as Escrituras não usam a expressão “filhos de Deus” para os piedosos, porque “teus filhos” são usados ​​em três instâncias e no quarto outro nome é usado para Deus, ‘El Chay .

Podemos dizer o caso da seguinte maneira: estritamente falando, “filhos de Deus” é um título aplicado aos piedosos; gramaticalmente, a própria expressão “filhos de Deus” não é usada como referência a eles dessa mesma forma.

Contra esse uso que citamos, a crítica coloca outra, cuja substância é: O título “filhos de Deus” é usado em referência aos anjos. Esta reivindicação não pode ser negada; ver Jó 1: 6; 2: 1; 38: 7 e Daniel 3:25 ; também benê ‘elîm , “filhos dos poderosos”, Salmo 29: 1; 89: 7 . Mas essa afirmação se torna errônea quando é assim redigida: O título “filhos de Deus” é usado apenas em referência aos anjos.

Mas desses dois usos do título, qual escolheremos neste caso? Até agora não tivemos menção aos anjos em Gênesis. Nós nos encontramos com outros filhos do verdadeiro Deus; de fato, todo o capítulo anterior, mesmo 4: 25–5: 32, se preocupou com eles. Quem será, então, referido aqui? Responda, os setitas, sem dúvida.

Isso soa como uma visão bastante boa de um olhar inicial. No entanto, ainda existem alguns problemas.

 

Esses homens e seus descendentes eram todos piedosos? De todos os filhos de Adão, Seth foi considerado digno de substituir Abel, que era justo, e com ele as pessoas começaram a invocar o nome do Senhor ( Gênesis 4:26 ).

 

Enoque era de fato piedoso, sem dúvida. Na genealogia listada em Gênesis 5 , Enoque é destacado com honras como nenhuma outra, de Adão a Noé:

Gênesis 5:24
Enoque andou com Deus; então ele não existia mais, porque Deus o levou embora.

Noé foi justo entre suas gerações e achou graça no Senhor ( Gênesis 6: 8–9 ). Havia outros setitas? Talvez vários na lista patriarcal fossem justos, mas provavelmente nem todos os descendentes dos setitas, que é um dos maiores argumentos contra essa visão.

 

Parece que haveria uma herança divina transmitida para Noé ter algum ensinamento para permanecer justo quando os outros não o fossem. No entanto, precisamos ter em mente as grandes idades desses patriarcas. Noé viveu 950 anos, Sete viveu 912 anos e Matusalém viveu 969 anos ( Gênesis 5 ).

 

Assim, uma herança divina poderia ter sido passada de Sete diretamente para um de seus descendentes, como Enoque e Matusalém, e depois diretamente para Noé! (Muitos estudiosos da Bíblia supõem que Matusalém também era piedoso, pois seu pai Enoque, que andava com Deus em uma fé incrível, não teria errado ao deixar de transmitir uma herança piedosa a seu filho – Gênesis 5:24; Hebreus 11: 5; Judas 14 ).

 

Os patriarcas da linhagem de Seth ao pai de Noé, Lamech, morreram antes do Dilúvio, que era um julgamento sobre o pecado do homem, então eles evitaram esse julgamento. Isso era porque eles eram todos piedosos? Possivelmente. Independentemente disso, isso não fornece nenhuma evidência bíblica sólida que confirme que os outros da linhagem eram justos além daqueles já discutidos, e apenas um pequeno caso poderia ser feito para Lamech (veja a seção citada por Leupold acima).

 

Se olharmos para os descendentes de alguns desses outros na linhagem setita, por que eles não transmitiram uma herança divina a seus filhos? Lembre-se, mesmo os outros filhos e filhas de Matusalém ( Gênesis 5:26 ) e Lameque ( Gênesis 5:30 ) não chegaram à Arca e, a menos que morressem antes do dilúvio, seriam considerados maus ( Gênesis 6: 5 ) À luz disso, muitos setitas não foram salvos do dilúvio, mas pereceram, indicando que os setitas não eram necessariamente piedosos e nem todos deveriam ser agrupados como filhos de Deus.

Outro problema se apresenta para a visão de Sethite quando discutimos Números 13 . Após o dilúvio, todos eram setitas! De onde vieram aqueles Nephilim?

 

Há outra inconsistência nessa visão. Gênesis 6: 1 refere-se aos homens como sendo da humanidade, e então, no versículo 2, os homens (filhas dos homens) são, nessa visão, inconsistentemente mantidos como filhas dos cainitas. Portanto, pode estar indo um pouco longe, embora não negue totalmente essa visão.

 

Ao todo, essa visão tem menos problemas, mas ainda é especulativa em algumas áreas.

 

A Visão dos Homens Caídos

  • Filhos de Deus: 100% humanos
  • Nephilim: 100% humano

 

Essa visualização é semelhante à visualização Sethite e também pode ser considerada uma atualização. Nessa visão, nem todas as linhagens ou descendentes de Seth eram considerados piedosos, mas podem incluir alguns deles como piedosos. Também elimina qualquer problema percebido pelos nefilins em Números 13 que precisam ser setitas, pois houve homens piedosos antes e depois do dilúvio. Ele também mantém consistência entre o uso dos homens nos versículos 1 e 2 de Gênesis 6, mantendo ambos como humanidade.

 

Nessa visão, homens piedosos, como alguns dos homens listados na Bíblia da linhagem de Seth (talvez alguns também em outras linhagens), eram chamados de “filhos de Deus”, de acordo com o contexto literário. Portanto, os filhos de Deus eram meramente homens piedosos da época. Talvez Leupold estivesse tentando transmitir essa visão, mas simplesmente não a levou longe o suficiente.

 

Como a visão de Sethite, homens piedosos (filhos de Deus) estavam casando com mulheres que não eram piedosas (filhas dos homens), como os descendentes de Caim (ou outros descendentes de Adão), incluindo pessoas ímpias da linhagem de Seth, resultando em Nephilim porque eles caíram longe do favor de Deus. Mais uma vez, a palavra hebraica Nephilim está relacionada à série de verbos “cair”.

Por exemplo, sabemos que Caim caiu e Lamech (descendente de Caim) e muitos outros homens e mulheres caíram. Os Nefilins poderiam facilmente ter sido pessoas que caíram ou se afastaram de Deus de maneira severa. Isso também faria sentido porque alguns dos descendentes de Canaã (descendentes de Anak eram cananeus) foram chamados Nefilins em Números 13.

 

Se você se lembra, Sodoma e Gomorra eram tão pecadoras que foram destruídas com a intervenção direta de Deus ( Gênesis 18:20, 19:24 ). Isso me lembra o dilúvio – o próprio Deus teve uma mão direta em destruí-los ( Gênesis 6:13, 17 ).

 

Quando Sodoma e Gomorra foram destruídas, é lógico supor que muitos descendentes daquelas pessoas que não moravam mais na área não foram destruídos. De fato, a Bíblia não diz que todos os descendentes desses lugares foram completamente destruídos. Portanto, é lógico que poderia haver descendentes morando longe da planície, como Hebrom, que é de onde os anaquitas vieram ( Josué 15:13 ).

 

A Bíblia indica que os anaquitas eram descendentes dos nefilins, mas não poderiam ter sido os exterminados no dilúvio, pois Deus destruiu toda a carne da terra. Portanto, tinha que ser um grupo que era pós-diluviano .

 

Se os Nephilim haviam caído tão antes do Dilúvio que o próprio Deus destruiu a Terra como resultado de seus pecados, então faz sentido que o relato pós-Dilúvio de uma destruição semelhante mas em menor escala em Sodoma e Gomorra possa ter sido os Nephilim. Com os anaquitas, que eram cananeus como os de Sodoma e Gomorra, eles podem muito bem ter sido seus descendentes.

 

Faz mais sentido que eles fossem parentes / descendentes de Sodoma e Gomorra (e de outras cidades da planície). Os pecadores que morreram no dilúvio e os pecadores em Sodoma e Gomorra tinham uma coisa significativa em comum – eles eram os que na história estavam tão distantes de Deus que o próprio Deus teve uma mão direta em destruí-los. Portanto, faz sentido o motivo pelo qual esses dois grupos poderiam ser chamados de Nephilim nessa visão: descendentes 100% humanos de Adão que estavam em um estado de estarem caídos longe de Deus.

 

Obviamente, não deve haver dogmatismo sobre esse ponto.

 

Perguntas comuns

  1. E o Livro de Enoque?

O Livro de Enoque é um livro antigo atribuído a Enoque, listado na linhagem de Sete a Noé. O Livro de Enoque, tradições judaicas e Josefo se apegam fortemente à idéia de que os filhos de Deus eram anjos caídos e os nefilins eram descendentes de tais uniões. 5 Até os tradutores judeus da Septuaginta, que sabidamente cometiam erros, traduziram a frase de Gênesis 6 como “anjos de Deus”, revelando suas crenças. O Livro de Enoque diz nos capítulos 6 e 7:

 

Capítulo 6

E aconteceu que, quando os filhos dos homens se multiplicaram, naqueles dias lhes nasceram lindas e graciosas filhas. E os anjos, os filhos do céu, os viram e cobiçaram, e disseram uns aos outros: ‘Venha, vamos escolher esposas dentre os filhos dos homens e nos gerar filhos’. E Semjaza, que era o líder deles, disse-lhes: ‘Receio que não concordem em fazer essa ação, e só eu terei que pagar a penalidade de um grande pecado’. E todos responderam e disseram: ‘Juremos todos, e todos nos vinculamos por imprecações mútuas, não para abandonar esse plano, mas para fazer isso’. Então juraram a todos juntos e se amarraram por imprecações mútuas. E eles estavam no total duzentos; que desceram nos dias de Jarede no cume do monte Hermon, e o chamaram de monte Hermon, porque juraram e se amarraram por imprecações mútuas. E estes são os nomes de seus líderes: Samlazaz, seu líder, Araklba, Rameel, Kokablel, Tamlel, Ramlel, Danel, Ezeqeel, Baraqijal, Asael, Armaros, Batarel, Ananel, Zaquel, Samsapeel, Satarel, Turel, Jomjael, Sariel. Estes são os chefes das dezenas.

Capítulo 7

E todos os outros juntos tomaram para si esposas, e cada um escolheu para si um, e começaram a entrar neles e a se contaminar com eles, e ensinaram-lhes encantos e encantamentos, e o corte de raízes, e fizeram eles familiarizados com plantas. E engravidaram e deram à luz grandes gigantes, cuja altura era de três mil elis: que consumiram todas as aquisições de homens. E quando os homens não podiam mais sustentá-los, os gigantes se voltaram contra eles e devoraram a humanidade. E eles começaram a pecar contra pássaros, bestas, répteis e peixes, e devorar a carne uns dos outros e beber o sangue. Então a terra acusou os sem lei.

No entanto, Paulo e Cristo nos alertam sobre a tradição judaica, e precisamos ter em mente que o Livro de Enoque não é a Palavra de Deus, mas as palavras do homem falível ( Tito 1: 13-14; Marcos 7: 8–13 Colossenses 2: 8 ). O que esta passagem e a Septuaginta nos dizem é que as pessoas daqueles dias acreditavam que os filhos de Deus eram anjos caídos.

 

É verdade que Judas 14–15 cita o livro de Enoque (1: 9). Mas isso significa simplesmente que a citação usada por Judas foi inspirada por Deus como Escritura. Não dá crédito que qualquer outro versículo do livro de Enoque seja inspirado.

 

Então, o livro que temos hoje é realmente do período pré-dilúvio de Enoque? Não foi o suficiente para criar o Cânon das Escrituras – menciona o Monte. Sinai, que não deveria ter existido até depois do Dilúvio, e Enoque viveu muito antes do Dilúvio. Raramente, se é que alguma vez, as obras proféticas revelam o nome futuro de um lugar.

 

  1. E quanto aos Nephilim serem homens “de renome” e “de antigamente” – isso não significa que eles foram o resultado de uma união especial?

 

Ser renomado é simplesmente ter fama ou ser conhecido. Alguns israelitas também eram homens de renome:

Números 16: 1–2
Então Coré, filho de Izar, filho de Coate, filho de Levi, com Datã e Abirão, filhos de Eliabe, e sobre o filho de Pelete, filhos de Rúben, agiram; e eles se levantaram diante de Moisés, juntamente com alguns dos filhos de Israel, duzentos e cinquenta líderes da congregação, escolhidos na assembléia, homens de renome.

Ezequiel aponta para homens de renome que viriam contra Israel de muitas nações.

Ezequiel 23: 22–23
“Portanto, ó Oholibah, assim diz o Senhor Deus : Eis que suscitarei contra ti os teus amantes, de quem você foi alienado, e os trarei contra todos os lados: os babilônios e todos os caldeus, Pekod e Shoa e Koa, e todos os assírios com eles; jovens, governadores e oficiais desejáveis, todos eles, oficiais e homens de renome, todos montados em cavalos. ‘”

Portanto, dizer que homens de renome eram de sindicatos especiais de descendentes pode não ser sábio.

 

Ser “velho” vem da palavra hebraica ( Mlwe ‘owlam ), que significa de longa duração, da antiguidade, antiga ou literalmente antiga. Também pode significar para sempre ou eternamente. Claro, isso faz sentido; Uma vez que muitos dos patriarcas viviam por 900 anos, faz sentido que fatores pré-diluvianos anteriores lhes permitissem viver longas eras (consulte Pessoas como Adam e Noah realmente viveram mais de 900 anos de idade? ).

Deus pode ter apontado isso para nós por uma razão significativa – eles estavam pecando por um longo tempo!

Eles provavelmente estavam se identificando de maneiras perversas (renome) e estavam há muito tempo sem um fim aparente à vista (da antiguidade). Este poderia muito bem ter sido o fator final para enviar o Dilúvio para destruí-los por seus pecados. Também nos permite saber que, embora eles fizessem um grande nome para si mesmos, não eram mais lembrados devido ao julgamento de Deus.

 

Conclusão

Depois de pesquisar isso com mais detalhes do que o previsto, fui desafiado em muitas ocasiões e afirmo que essa última visão, a visão dos homens caídos (uma visão de Setita modificada), pode ser a melhor neste momento em meus estudos, em relação o que a humanidade tem como pensamento nos dias de Hoje (Porém não é minha opinião pessoal).

 

Quero trazer a tona, estudos cabíveis para que você possa desenvolver seus pensamentos. No entanto, ainda pode haver problemas que eu não tinha apresentado até agora. Como ser humano falível, lidando com pouca informação preciosa sobre os Filhos de Deus e os Nefilins, posso estar errado, mas quando estou errado, isso não afeta de maneira alguma a precisão de Deus e Sua Palavra.

 

Notas de rodapé

  1. Todas as Escrituras retiradas do NASB.
  2. Devido ao volume de autores, teólogos, comentários etc. que escreveram sobre os filhos de Deus e dos Nefilins, optei por não fazer referência a cada argumento e contra-argumento em detalhes, ou eu teria mais referências do que texto.Descobri que muitos argumentos foram recapitulados várias vezes e decidi manter os argumentos como base para essa discussão. No entanto, são fornecidas algumas referências necessárias.
  3. John Gill, Exposição de toda a Bíblia, Notas sobre Judas 6 e 7.
  4. John Gill, Exposição de toda a Bíblia, Comentário sobre Gênesis 6: 2.
  5. Josephus, Obras Completas, traduzido por William Whiston em 1867, Capítulo III da Antiguidade dos Judeus (Grand Rapid, Michigan: Publicações de Kregel), pp. 27–28.

 

Sobre Cadu Rinaldi

Teologia e Reino de Deus
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